Guia de cura para fraturas ósseas: etapas, dicas e perguntas frequêntes.​

Se você já teve um osso fraturado ou está sofrendo uma fratura no momento – tenha coragem. Vamos abordar o processo de recuperação de fraturas e compartilhar seis maneiras de acelerar sua recuperação.

Seguindo essas dicas, você reduzirá a probabilidade de ocorrência de fraturas no futuro. (Isso é fundamental para sua saúde geral, considerando que a taxa de mortalidade em 6 meses por fraturas de quadril e as complicações resultantes é de 13,5%!) ¹

No segundo ano, a taxa de mortalidade por fraturas de quadril aumenta para 20%!

Estatísticas preocupantes. Mas vamos discutir o processo de cicatrização de fraturas para que você não precise se tornar uma estatística.

Quais são os 5 estágios da cura por fratura?​

Uma fratura óssea, apesar de variar em gravidade, é o termo clínico para um osso quebrado. Um osso quebrará se a força exercida sobre ele, de uma queda ou impacto, por exemplo, for mais forte que o próprio osso. Logo depois, o osso passa por um processo de cura natural. Existem 5 estágios do processo de cicatrização da fratura , ² que explicamos abaixo: 

Etapa 1: Formação de Hematoma

Durante o intervalo, os vasos sanguíneos também são danificados. Isso cria um hematoma: sangue coagulado que incha dentro do tecido ósseo.

Etapa 2: Formação do Tecido de Granulação (Inflamação)

Horas depois, o hematoma é reabsorvido enquanto é substituído por moléculas inflamatórias. Essas moléculas são a primeira linha de defesa do seu corpo, limpam os ossos mortos e preparam o local da fratura para a formação de tecidos, cartilagens e ossos. Esta etapa é uma reconstrução de vasos e células afetadas pela fratura.

Etapa 3: Formação de calos

Um calo macio é formado. O calo é formado por osteoblastos recém-formados (células de construção óssea) e osteoclastos (células reabsorventes), os dois tipos de células necessários para o processo natural de remodelação óssea. Capilares e vasos sanguíneos de suporte se conectam ao calo à medida que o processo de reconstrução continua.

Etapa 4: Consolidação

O novo osso construído até este ponto é um osso mais macio chamado osso tecido. Porém, durante o estágio de consolidação da cura, um tipo mais forte de osso chamado osso lamelar substitui o osso tecido.

Etapa 5: Remodelação óssea

O osso lamelar finalmente preenche o local da fratura e se alinha na direção das forças externas no osso. Esse estágio pode durar de alguns meses a alguns anos.

Quanto tempo leva o processo de cicatrização óssea?

Em geral, o trabalho mais significativo no processo de cicatrização óssea é concluído em 6 a 8 semanas .³ Mas a velocidade pode variar amplamente, dependendo do indivíduo. Um fator chave é a idade. Adultos, especialmente idosos, experimentam um caminho muito mais longo para a recuperação do que crianças.

Quaisquer condições médicas existentes que afetem o processo natural de remodelação óssea também podem atrasar a recuperação total. Além disso, a falta de nutrientes adequados para os ossos também pode retardar o processo. Fraturado ou não, a construção óssea depende de uma sinfonia de minerais e vitaminas para o seu trabalho. (Abordamos exatamente quais minerais e vitaminas seus ossos precisam, além do suplemento de construção óssea que fornece todos eles, na seção “6 dicas para curar ossos quebrados, naturalmente”, um pouco mais adiante nesta página).

E, independentemente da idade, quanto mais severa a fratura, mais demorado o processo de cicatrização. Embora a natureza deva seguir seu curso, há coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar o processo de cicatrização óssea. 

 

6 dicas para curar ossos quebrados, naturalmente

 

Ingestão de proteínas

Você não pode construir um novo osso (ou qualquer outra coisa no seu corpo) sem proteína. Afinal, a proteína é responsável por cerca de metade do volume de osso e um quarto da massa! ⁴ Portanto, consumir proteína suficiente é crucial para curar um osso quebrado. Então, quanta proteína é suficiente? Bem, atualmente a dose diária recomendada de proteína é de 0,8 g por kg de peso corporal. Mas essa recomendação foi estabelecida – há mais de uma década – com a prevenção de uma deficiência de proteína em mente. Os pesquisadores concordam que, para uma saúde ideal , você precisa de mais proteína. E isso é especialmente verdade para adultos mais velhos e para aqueles que estão se recuperando de uma fratura! De fato, pesquisas recentes sugerem uma ingestão de 1 a 1,5 g de proteína por kg de peso corporal.⁵

 
Aqui está um exemplo para ajudá-lo: Um adulto mais velho que pesa 140 libras primeiro dividiria seu peso por 2,2 (para calcular seu peso em quilogramas) = ​​64 kg. Eles multiplicariam esse número por 1,5 (o limite superior da nova ingestão recomendada de proteínas) = ​​95 g de proteína necessária diariamente. Para referência, um peito de frango de 3,5 onças (100g) fornece cerca de 30 g de proteína. Portanto, pouco mais de três peitos de frango por dia atingiriam a meta de ingestão.
 
Agora, a principal razão pela qual você precisa de proteína na dieta para construir e reparar ossos é que ela fornece ao seu corpo aminoácidos essenciais – os elementos básicos da vida! Seu corpo pode produzir alguns aminoácidos em si. Estes são chamados aminoácidos não essenciais. Mas os adultos não podem produzir oito dos 20 aminoácidos, então você precisa fornecê-los através de sua dieta. Estes são os aminoácidos essenciais. Quando se trata de escolher sua fonte de proteínas, proteínas animais, como peixes, carnes e laticínios, são consideradas proteínas completas. Isso porque eles fornecem todos os aminoácidos essenciais. Fontes de proteína à base de plantas, como grãos, leguminosas e vegetais, são geralmente incompletas. Isso ocorre porque eles não possuem um ou dois aminoácidos essenciais (embora haja algumas exceções como a quinoa).
 

Mas veganos e vegetarianos não precisam se preocupar em perder alguns dos aminoácidos essenciais. Você não precisa ingerir todos os aminoácidos essenciais de uma só vez. Enquanto você consumir proteínas complementares ao longo do dia, você ficará bem. Como regra geral, tente incluir alguma forma de proteína em todas as refeições do dia. Para descobrir as principais fontes de proteína e obter um pouco mais de informações sobre como a saúde de proteínas e ossos está vinculada, visite nossa página “Tudo o que você precisa saber sobre saúde de proteínas e ossos” .

Ingestão calórica

Não há necessidade de aumentar drasticamente o consumo de calorias enquanto você se recupera de uma fratura.⁶ De fato, ainda será suficiente manter as diretrizes recomendadas de 1.600 a 2.400 calorias por dia para mulheres adultas e 2.000 a 3.000 calorias por dia para homens adultos. . Contanto que você use sua ingestão de calorias com sabedoria!

 

Dependendo do osso que você fraturou, você pode não conseguir se exercitar o quanto for ideal. Portanto, torna-se ainda mais importante alimentar seu corpo com uma nutrição ideal. Para ajudar seu corpo a curar e permanecer forte, as calorias que você consome precisam ser alimentos densos em nutrientes, em vez das calorias vazias em alimentos processados ​​e refinados. De fato, você precisa de 13 nutrientes em particular para manter ossos fortes e saudáveis:

  • Cálcio
  • Magnésio
  • Boro
  • Cobre
  • Manganês
  • Silício
  • Níquel
  • Selênio
  • Estrôncio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Vanádio
  • Zinco

Além disso, um punhado de vitaminas também:

  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • Vitamina K2

Esses nutrientes também se tornam ainda mais importantes durante o processo de cicatrização de um osso quebrado! Para obter mais informações sobre a dieta ideal para a saúde óssea, visite nossa página “Dieta e nutrição” . Além disso, continue lendo para descobrir como obter TODOS esses nutrientes em uma “super comida” de construção óssea.

Aumentar Antioxidantes

Na fase 2 do processo de cicatrização óssea discutido acima, a inflamação foi a atividade principal. A inflamação causa estragos no corpo, atacando o sistema imunológico e levando a uma ampla variedade de doenças, deixadas sem controle. Mas é aqui que os antioxidantes são úteis. Particularmente vitaminas C e E.

 
Por causa de todos os radicais livres girando em torno do local da fratura, seus tecidos estão inchados com moléculas inflamatórias. Eles podem sobrecarregar suas reservas antioxidantes existentes. É por isso que consumir antioxidantes é crucial para combater esses radicais livres oxidantes.
 

Os antioxidantes mantêm o efeito oxidante dos radicais livres sob controle e demonstraram melhorar o tempo de cicatrização de fraturas em estudos com animais. Um estudo sobre o metabolismo do cálcio e o estresse oxidativo em fraturas ósseas mostra que antioxidantes como vitaminas E e C, licopeno e ácido alfa-lipóico podem ser úteis na extinção de danos causados ​​pelos radicais livres.

Vitamina C

A vitamina C tem sido estudada extensivamente por sua atividade antioxidante na cicatrização óssea. Um estudo publicado no Journal of Bone and Joint Surgery estudou o efeito da vitamina C na cicatrização de fraturas em ratos idosos.

 

Os pesquisadores descobriram que a suplementação de vitamina C ‘melhorou a resistência mecânica do calo de fratura em ratos idosos’. Eles sugerem que esses resultados também podem ser refletidos na cura de fraturas em humanos idosos. A vitamina C também é vital para a construção de colágeno – a proteína predominante na matriz óssea!

Principais fontes de vitamina C
  • Frutas cítricas como laranjas, tangerinas e limões
  • Morangos
  • Brócolis
  • Mamão

Observação: se você tomar um suplemento de vitamina C, verifique se não está consumindo mais de 500 mg de uma só vez. Seu corpo não pode processar mais de 500 mg por vez.

Vitamina E

A vitamina E é altamente anti-inflamatória , o que, como discutimos, é muito benéfico no processo de cicatrização de um osso quebrado. os suplementos raramente fornecem todos os benefícios.

 

Veja, os suplementos de vitamina E fornecem apenas uma forma de vitamina E – alfa-tocoferol. Essa forma de vitamina E ajudará você a se livrar de certos radicais livres e pode realmente inibir sua capacidade de remover outros. Portanto, você precisará fornecer vitamina E por meio de sua dieta para receber toda a gama, incluindo gama tocoferol.

Principais fontes de vitamina E

A melhor fonte de vitamina E na dieta é nozes e sementes como:

  • Sementes de girassol
  • Amêndoas
  • Avelãs
  • Pinenuts
  • Amendoim

Minimize a medicação para a dor

Quem quebrou um osso sabe que há uma certa quantidade de dor envolvida. Mas, embora seja tentador procurar medicamentos para a dor durante o processo de cicatrização, você deve saber que eles podem estar causando mais mal do que bem. Os analgésicos, conhecidos como anti-inflamatórios não esteróides (ou AINEs), são vendidos sob muitas marcas . Mas os AINEs podem realmente aumentar o tempo que leva para o seu corpo resolver a inflamação . Isso significa que pode levar mais tempo para o seu osso quebrado se recuperar!

 
Mas isso não quer dizer que você deva sofrer a dor de um osso quebrado sem alívio. Se você vai usar analgésicos, use aspirina. A aspirina não interfere na resolução da inflamação. (É importante seguir as diretrizes de dosagem fornecidas no frasco).
 
Por falar em inflamação, você sabia que os ácidos graxos ômega 3, especialmente o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), combatem a inflamação em seu corpo? A mesma inflamação que causa perda óssea e pode atrasar o processo de cicatrização de uma fratura se não for controlada!
 
 

Suplementos saudáveis para os ossos

Na seção de ingestão calórica acima, mencionamos 13 minerais e três vitaminas necessárias para ossos fortes e saudáveis. E especialmente para quando você está curando um osso quebrado. Mas há um problema … práticas agrícolas e agrícolas convencionais tendem a se concentrar em quantidade acima da qualidade. Como resultado, nosso solo superficial está se tornando menos capaz de reter umidade e minerais, portanto, nossos produtos contêm menos como resultado. Incluindo os minerais que seus ossos desejam!

 
Além disso, as práticas agrícolas convencionais tendem a usar pesticidas. Esses pesticidas deixam resíduos nocivos nos produtos que podem realmente prejudicar ainda mais seus ossos. Então, quando puder, tente sempre comer produtos cultivados organicamente. 
 
Mas, para dar a seus ossos a melhor chance de se curar completamente e permanecer forte a partir de então, considere um suplemento de construção óssea. O BIOMAC Cálcio Vegetal Marinho fornece TODOS os 13 minerais essenciais a saúde óssea. O cálcio no BIOMAC Cálcio Vegetal Marinho é à base de plantas. Na verdade, é derivado de uma alga marinha chamada Lithothamnion superpositum (ou Algas Calcareas, como os locais chamam), colhida nas costas da América do Sul.
 

Fisioterapia

A cicatrização óssea requer fluxo e circulação sanguínea adequados ao local da fratura, o que é aprimorado através do exercício. Amplitude de movimento, carga articular e exercícios específicos de deslizamento de tendões devem ser usados para evitar estresse no osso fraturado, enquanto acelera a cicatrização. Se você não tiver certeza de como fazer esses exercícios, não se preocupe. Você pode visitar os seguintes recursos úteis:

  • Após a fratura – Osteoporose no Canadá : fornece informações sobre dor e dicas práticas para o movimento após uma fratura. Como sentar e levantar, sair de um carro e dobrar estão todos cobertos.
  • A Physiopedia  discute várias técnicas de gerenciamento de fisioterapia, variando de exercícios fáceis a duros de sustentação de peso, equilíbrio e pisada.
  • O Epainassist possui tutoriais simples e fáceis de seguir para vários exercícios de fisioterapia, incluindo exercícios pós-pélvicos.

O que retarda a cura óssea?

Assim como existem ações amigáveis ​​aos ossos que você pode executar durante o processo de cicatrização de fraturas, também existem fatores que prejudicam os ossos.

Fumar

Um não-não para qualquer tópico relacionado à saúde. Numerosos estudos demonstraram que o tabagismo tem um efeito negativo na cicatrização óssea, incluindo atraso na cicatrização e complicações.¹⁵ O tabagismo também reduz o fluxo sanguíneo, que é uma das necessidades “amigáveis ao osso” mencionadas acima.

BIOMAC - alimentação saudável

Má alimentação

Alimentos processados, com alto teor de açúcar e com pouca gordura (como gordura trans) são todos debilitantes para o seu corpo. Naturalmente, isso também se estende aos seus ossos. Sem alimentos saudáveis ​​e ricos em vitaminas e minerais que nutrem seus ossos, você está colocando sua recuperação em uma enorme desvantagem.

Álcool

Sabe-se que o consumo de álcool tem efeitos prejudiciais no metabolismo ósseo e o estresse oxidativo do álcool parece desempenhar um papel crucial. Um estudo publicado no Journal of Orthopaedic Trauma mostrou que o consumo excessivo de álcool altera a qualidade da cura das fraturas. Por outro lado, os antioxidantes foram capazes de reverter esse efeito, e é por isso que os antioxidantes são cruciais durante o processo de cicatrização das fraturas, como mencionamos em a seção acima.

Certos medicamentos

Sabe-se que os imunossupressores são prejudiciais à saúde óssea. Esses medicamentos são usados ​​para inibir o sistema imunológico, combater doenças auto-imunes como lúpus e artrite reumatóide (que fazem seu próprio sistema imunológico atacar seu corpo). Esses medicamentos também são usados ​​após o transplante, para que seu corpo não rejeite um novo órgão.

Condições Médicas 

A doença vascular e o diabetes também podem interferir no processo de cicatrização da fratura.

Exercício (muito cedo)

Sim, o exercício foi uma das atividades amigáveis ​​aos ossos mencionadas acima. Mas só é benéfico uma vez que o tempo passou e seus ossos são capazes de lidar com exercícios. Você deve confirmar com seu médico quando for esse horário, pois sua linha do tempo de cura será diferente da próxima pessoa. Você não se sentaria em uma cadeira com uma perna quebrada, não é?

Aprendizado da cura Óssea

Seus ossos são tecidos vivos. Eles são feitos de células vivas e têm seus próprios vasos sanguíneos, que os ajudam a crescer e a se reparar. Além disso, seus ossos são compostos de proteínas, vitaminas e minerais que desempenham papéis críticos na formação, manutenção e no processo de cicatrização de fraturas.

Portanto, enquanto fraturar um osso pode ser assustador e deixar muitas perguntas sobre sua força e densidade óssea, também pode ser uma oportunidade. Uma oportunidade de fazer mudanças na dieta, nutrição e estilo de vida que melhorarão o tempo de cicatrização de fraturas e a força geral dos ossos daqui para frente.

Para obter mais informações sobre as medidas a serem tomadas para melhorar sua saúde óssea, visite nossa página de tratamento da osteoporose . 

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