Os benefícios do chá para a saúde óssea

Muitas grandes descobertas têm origem em acidentes simples e felizes e o chá é uma delas. Segundo a lenda chinesa, diz-se que o Imperador Shen Nung descobriu o chá enquanto viaja pelo campo.

A história diz que o imperador estava com sede, mas a única água disponível era imprópria para beber. Então ele ordenou que a água fosse fervida e, enquanto fervia, uma folha de chá soprou nela.

Sendo um homem curioso, de mente científica, o imperador manteve a folha na água por alguns minutos. Depois que a folha mergulhou, ele a bebeu e a apreciou. Ele descobriu o que hoje é conhecido como chá.

Hoje, as pessoas em todo o mundo continuam a tomar chá pelo seu sabor e também pelos seus benefícios à saúde. E pesquisas emergentes estão começando a revelar que um desses benefícios pode estar apoiando a saúde óssea.

Chá e suas ações no osso

Estudos demonstraram que o chá pode beneficiar a saúde geral e pode ajudar a apoiar a saúde cardiovascular, pressão arterial, digestão e muito mais. Com a expansão da pesquisa sobre chá, também existem certos tipos de chá que afetam positivamente seus ossos, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

Os componentes bioativos do chá foram associados ao aumento da densidade mineral óssea e à redução do risco de fraturas ósseas. Especificamente, os componentes bioativos encontrados no chá são polifenóis. Os polifenóis são compostos antioxidantes encontrados em alimentos naturais, como chocolate amargo, morangos, alcaparras, manjericão, café e chá. Os polifenóis podem ser divididos em 4 tipos diferentes: estilbenos, lignanas, flavonóides e ácidos fenólicos.

Numerosos estudos em animais mostraram uma ligação positiva entre os polifenóis no chá e maior massa óssea e maior resistência óssea. Esses polifenóis têm propriedades antioxidantes que produzem uma resposta anti-inflamatória no organismo.

No entanto, estudos em humanos mostraram resultados mistos.

Por exemplo, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition observou que mulheres mais velhas que bebiam chá tinham medidas de densidade mineral óssea (DMO) mais altas do que aquelas que não tomavam. Isso ocorreu após o ajuste do índice de massa corporal (IMC) e idade. Também foi relatada uma ligação positiva entre beber chá e DMO nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Dinamarca e Japão. Com a maioria desses estudos realizados em mulheres na pós-menopausa.

Por outro lado, um estudo sobre DMO em mulheres turcas na pós-menopausa descobriu que o consumo habitual de chá não era um fator significativo.

Quando se trata de risco de fratura, o Mediterranean Osteoporosis Study (MEDOS) mostrou que o consumo de chá estava associado a uma redução de 30% no risco de fratura de quadril em mulheres e homens com 50 anos ou mais. Enquanto outro estudo observou que o consumo habitual de chá teve um pequeno efeito na densidade óssea e não alterou significativamente o risco de fraturas em mulheres na pós-menopausa nos EUA.

Então, qual é o veredicto final do chá e dos seus ossos?

Claramente, é necessário continuar a pesquisa nesse campo. A discrepância entre esses resultados pode ser devida a diferentes populações, diferentes categorias de chá (verde, preto, oolong etc.), diferentes locais esqueléticos para medir a DMO e diferentes modelos de estudo.

Um desenho de estudo é um protocolo ou plano para a realização do estudo. O padrão-ouro da pesquisa é o estudo de controle randomizado, duplo-cego. A maioria dos estudos sobre o chá e seus efeitos tem sido observacional, onde existem possibilidades para outras variáveis ​​ocultas, dificultando o estabelecimento de causalidade. Em outras palavras, os bebedores de chá podem ter ossos mais fortes, mas isso pode ser devido a algum outro hábito associado ao consumo de chá, como dedicar um tempo para relaxar ao tomar chá. Os ossos mais fortes podem, de fato, estar mais relaxados e menos estressados ​​do que os nutrientes do chá – como um exemplo.

(Você está interessado em entender a diferença entre os modelos de estudo? Comente “sim, estou interessado em modelos de estudo” abaixo e consideraremos a criação de uma postagem de blog separada!)

Portanto, para avaliar com precisão o efeito dos polifenóis do chá nos seres humanos, a pesquisa precisará se concentrar no consumo, métodos e populações de chá com alto risco de osteoporose no futuro.

No entanto, o que sabemos é que os polifenóis no chá podem reduzir os biomarcadores do estresse oxidativo e da inflamação – o que afeta diretamente a saúde óssea.

O estresse oxidativo, que ocorre como resultado da atividade de radicais livres e espécies reativas de oxigênio, causa danos oxidativos aos ossos e células. Os radicais livres são moléculas orgânicas instáveis ​​que contribuem para danos nos tecidos, doenças degenerativas e envelhecimento. Eles são produzidos naturalmente pelo seu corpo, mas também podem ser exacerbados por fontes externas. Felizmente, antioxidantes como os polifenóis impedem que os radicais livres danifiquem seu tecido saudável.

Com isso em mente, examinaremos a força de cada tipo de conteúdo antioxidante do chá, como os polifenóis, e avaliaremos seu efeito benéfico para os ossos.

7 tipos populares de chá (como eles beneficiam seus ossos!)

Você pode se surpreender ao saber que todos os chás: branco, verde, preto, oolong e pu-erh são feitos de folhas da mesma espécie. Essa planta é chamada Camellia sinensis. A variedade da planta, incluindo o solo, as condições climáticas e as diferenças no processamento das folhas de chá, contribuem para o sabor final do chá.

Portanto, embora possamos chamar muitas coisas que infundimos no chá de água quente. Tecnicamente, só é chá se vier de folhas de Camellia sinensis que são uma planta indígena da Índia e da China. Hoje, o chá é cultivado em todo o mundo para atender à demanda. (O chá é a segunda bebida mais popular do mundo depois da água.)

Então, por que algumas folhas são pretas, enquanto outras são brancas ou verdes? Isso tem a ver com a oxidação da folha, que começa depois que as folhas verdes são arrancadas. Em seguida, é seco, seco, enrolado e tratado termicamente. Procure detalhes abaixo!

Em geral, o chá contém substâncias (como os polifenóis mencionados acima) que estão ligadas a menor risco de câncer, diabetes e doenças cardíacas. Aqui mergulhamos em cada tipo e na pesquisa que apóia seus benefícios …

1. Chá verde

O chá verde, não fermentado ou não oxidado, mantém a maior parte de sua cor verde escura, além de minerais, clorofila, vitamina D e taninos. A falta de oxidação contribui para o seu baixo teor de cafeína.

Teor de cafeína: Varia de 25 a 35 mg de cafeína por xícara de 20 ml.

Atualmente, o chá verde é considerado um dos chás mais populares do mundo. Também pode oferecer os maiores benefícios à saúde de todos os tipos de chá. E um dos benefícios mais fortes pode ser o efeito no metabolismo ósseo.

O chá verde é feito da secagem de folhas frescas a altas temperaturas. Isso faz com que as enzimas oxidantes encontradas em suas folhas sejam inativas, tornando o chá verde um chá não oxidado e não fermentado.

Isso é importante porque estudos vincularam o estresse oxidativo ao desenvolvimento da osteoporose e reduziram a densidade mineral óssea (DMO) em mulheres e homens com 55 anos ou mais.

O chá verde é útil no combate ao estresse oxidativo, pois contém polifenóis que combatem os radicais livres que causam estresse oxidativo. Contém vários compostos polifênicos também chamados polifenóis do chá ou catequinas, que incluem: galato de epigalocatequina (EGCG), galato de epicatequina (ECG), epicatequina (CE) e epigalocatequina (EGC). O EGCG é a mais abundante das catequinas e recebeu a maior atenção dos pesquisadores.

O que isso tem a ver com seus ossos?

O estresse oxidativo demonstrou inibir a diferenciação dos osteoblastos (uma célula que constrói os ossos). Portanto, antioxidantes como o chá verde podem ajudar a mitigar a perda óssea, apoiando a atividade dos osteoblastos e suprimindo a atividade dos osteoclastos (células que degradam os ossos).

Além de amigáveis, os outros benefícios para a saúde do chá verde são:

  • Prevenção de Câncer
  • Abaixando o colesterol
  • Gerenciando o peso

2. Chá branco

O chá branco é o menos processado de todo o chá. A maioria dos chás brancos vem da província de Fujian, na China. É delicado em aroma e sabor, pois as folhas não são esmagadas ou enroladas durante o processamento.

Teor de cafeína: Varia de 10 a 15 mg de cafeína por xícara de 20 ml.

Nosso segundo tipo de chá é o chá branco. É semelhante ao chá verde em popularidade e aos benefícios para a saúde óssea que ele pode proporcionar.

O chá branco é adorado na China há muito tempo, desde a Dinastia Song. E é bom que seja amado, porque a produção e a colheita deste chá são específicas!

Os brotos de chá são colhidos apenas em dias ensolarados, quando não há geada no chão, e são colhidos apenas na primavera. Uma vez colhidas, as folhas são preparadas de maneira diferente do chá verde e preto. Os brotos e folhas não são enrolados, são cozidos no vapor e secos lentamente com pouca oxidação. Como resultado, o chá branco é o menos processado de todos os chás.

Em termos de benefícios à saúde, o chá branco pode ser o mais próximo do chá verde. O chá branco foi supostamente anticarcinogênico e imunológico. Também ajuda a queimar gordura mais rapidamente.

Um estudo mostrou que o extrato de chá branco diminui o acúmulo de triglicerídeos no organismo. Os triglicerídeos armazenam gordura que é usada mais tarde como energia. Embora todo mundo precise de algum nível de armazenamento de gordura em seu corpo, altos níveis de triglicerídeos não são saudáveis ​​e podem levar ao excesso de peso e obesidade.

O chá branco também contém antioxidantes, incluindo polifenóis como os encontrados no chá verde. Lembre-se de que os polifenóis afastam os radicais livres que levam ao estresse oxidativo. O estresse oxidativo está associado ao aumento do risco de perda óssea e fraturas ósseas.

3. Chá Oolong

O chá Oolong é parcialmente fermentado ou semi-oxidado. Isso o coloca entre o chá verde e o preto, o que também lhe dá a profundidade do chá preto, com a frescura do chá verde. Oolong pode ser administrado várias vezes e o conteúdo de cafeína diminui drasticamente a cada vez.

Teor de cafeína: Varia de 16 a 55 mg de cafeína por xícara de 20 ml (dependendo da data de de fabricação).

Chá Oolong é um chá parcialmente fermentado feito com as mesmas folhas de chá que outros chás. Mas, como é parcialmente fermentado, tem um sabor diferente e possui benefícios diferentes dos outros tipos de chá.

O chá Oolong é conhecido como um auxílio na perda de peso ou uma maneira eficaz de controlar o peso corporal, onde está a maioria de suas pesquisas.

Além disso, o chá oolong foi estudado por seus efeitos sobre o câncer, doenças cardiovasculares e suas propriedades antioxidantes (que possui menor atividade antioxidante que o verde e o preto, mas mais que o rooibos).

Um estudo analisou a densidade mineral óssea e o chá oolong em mulheres chinesas na pós-menopausa. Este estudo analisou dados de saúde de mais de 600 mulheres chinesas han que tomavam chá oolong regularmente e aquelas que não tomavam. Um desses conjuntos de dados incluía a densidade óssea mineral das mulheres. O grupo que bebia chá oolong regularmente apresentava uma densidade óssea notavelmente mais alta do que o grupo que não bebia.

No entanto, o estudo foi retirado porque os pesquisadores usaram material que eles não obtiveram permissão ou direitos de uso – portanto, embora os resultados do estudo possam ser válidos, a pesquisa oficial de chá oolong ainda precisa ser continuada.

4. Chá preto

O chá preto é totalmente fermentado ou oxidado, pois expõe as folhas de chá ao ar, o que faz com que fiquem pretas. É o tipo mais popular de chá nas partes ocidentais do mundo. O chá preto é aromatizado desde a dinastia Ming (fundada em 1368) pela adição de frutas, aromas e aromas.

Teor de cafeína: Varia de 40-60 mg de cafeína por xícara de 20 ml.

Em todo o mundo, 78% do chá produzido é preto e é geralmente consumido em partes ocidentais do mundo, como Reino Unido, Irlanda e América do Norte.

O chá preto é preparado de forma diferente e é um chá totalmente fermentado, ao contrário dos outros chás de que falamos. Ele também tem níveis mais altos de cafeína do que qualquer outro tipo de chá.

Geralmente, quando comparado ao chá verde, o chá preto não oferece o mesmo nível de benefícios à saúde. No entanto, o chá preto parece ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

Essa redução da inflamação é atribuível às teaflavinas, um tipo de polifenol encontrado no chá preto. Novamente, lembre-se de que os polifenóis ajudam a combater os radicais livres, que podem causar estresse oxidativo; o estresse oxidativo, por sua vez, pode levar a uma maior chance de fraturas ósseas e osteoporose.

No geral, os níveis mais baixos de inflamação no corpo podem ser suportados pelo consumo de chá preto. Essas respostas inflamatórias reduzidas no corpo podem se correlacionar com maior densidade óssea, e maior densidade óssea significa menor probabilidade de osteoporose e menor risco de fraturas ósseas.

5. Chá Pu-erh

Pronunciado POO-air, é a forma mais oxidada de chá e vem em bolos ou tijolos embalados. É cultivado exclusivamente na província de Yunnan, na China.

Teor de cafeína: Varia de 30 a 40 mg de cafeína por xícara de 20 ml.

O chá Pu’erh (POO-ar pronunciado) é produzido na província de Yunnan, na China e é a forma mais oxidada de chá.

Existem dois tipos: o tradicional chá Pu’erh cru e fermentado naturalmente e o chá Pu’erh fermentado, mais rápido e amadurecido.

Reverenciado por seus benefícios medicinais, como reduzir o colesterol e curar a ressaca, também pode ser extremamente caro. Assim como o vinho, Pu’erh melhora com a idade! Em comparação, outros chás podem envelhecer com a idade.

As folhas de Pu’erh são colhidas e transformadas em um chá de base seco chamado maocha. Depois é fermentado e embalado em bolos ou tijolos. Então você não verá folhas soltas como outros chás.

Houve algumas pesquisas iniciais sobre o chá Pu’erh e seus efeitos na saúde óssea. Um estudo realizado analisou os efeitos do extrato de chá Pu’erh (PTE) na osteoporose induzida por ovariectomia em ratos. O que eles descobriram foi que a TEP pode ajudar ratos com osteoporose induzida a suprimir a osteoclastogênese in vitro. Em outras palavras, Pu’erh pode ter um efeito positivo na saúde óssea.

Como o chá Pu’erh é totalmente oxidado, seu conteúdo antioxidante é menor que o verde ou com o chá. No entanto, existem algumas pesquisas de apoio para diminuir o colesterol.

Em geral, sabemos que o chá é protetor contra doenças cardíacas e câncer. E Pu’erh pode ter efeitos semelhantes, mas não foi estudado o suficiente para tirar conclusões.

6. Chá de ervas

Os chás de ervas não provêm da planta Camellia Sinensis e, portanto, não são considerados como chá. Infusões de ervas têm sido amplamente demonstradas para ajudar com insônia, alergias e indigestão.

Teor de cafeína: Livre de cafeína.

Existem muitos chás de ervas no mercado, e muitos são elogiados por ajudar com uma variedade de problemas de saúde, desde dissipar a indigestão até aumentar a energia.

Mas um antigo chá de ervas, em particular, se destaca como uma ajuda potencial para uma melhor saúde óssea: camomila. A camomila é conhecida por seu efeito calmante e ajuda no sono tranquilo e comumente usada para doenças como inflamação, distúrbios menstruais, insônia e dor reumática. Também está sendo estudado como uma possível fonte para ajudar a manter a saúde óssea.

Um estudo, em particular, analisou quatro extratos vegetais diferentes: Sideritis euboea (erva de ferro), Sideritis clandestina (erva de ferro), Matricaria chamomilla (camomila) e Pimpinella anisum (na família das cenouras e inclui o anis de ervas) que exibem SERM- propriedades semelhantes – mais sobre os SERMs abaixo. Eles examinaram a capacidade dos extratos de estimular a mineralização e diferenciação da cultura de células osteoblásticas. Seus dados revelaram que todos os quatro extratos de plantas exibiram esses efeitos em faixas de 10 a 100 mcrog / mL, o que poderia ser a base para projetar “alimentos funcionais” para a saúde óssea.

Embora ainda sejam necessários mais estudos, o extrato de camomila mostrou inicialmente que pode ajudar a estimular as células osteoblásticas, que são as células responsáveis ​​pelo desenvolvimento dos ossos. Essas células também desempenham um papel importante na manutenção da massa óssea, e uma melhor massa óssea é um fator crítico para evitar osteoporose e fraturas ósseas.

O chá de hibisco também é um dos favoritos dos fãs quando se trata de chás de ervas. Tem sabor azedo e cor vermelho escuro. Além disso, é popularmente consumido tanto quente quanto frio. Quando se trata de saúde, o hibisco é amplamente utilizado como chá medicinal em todo o mundo. Por conter antioxidantes, ele trabalha para prevenir doenças causadas por radicais livres.

Os agentes terapêuticos tradicionais para osteoporose, como moduladores seletivos de receptores de estrogênio (SERMs), certos medicamentos para osteoporose e calcitonina, podem contribuir para efeitos colaterais graves e até perda óssea! Para saber mais sobre esses efeitos, leia Opções de tratamento para osteoporose. No entanto, o extrato de camomila e os outros acima demonstraram que podem ser “alimentos funcionais” para a prevenção da osteoporose. Aqui cabe mais pesquisas na área.

7. Chá Rooibos

Indígena da África do Sul, o chá Rooibos também é conhecido como chá de mato vermelho. É naturalmente doce e carece de taninos amargos. Suas folhas são semelhantes a agulhas e a oxidação transforma as folhas de verde em vermelho brilhante. Rooibos contém minerais como potássio, ferro, cobre e zinco.

Teor de cafeína: Livre de cafeína.

O chá de rooibos, como ervas, não tem cafeína. É um chá vermelho da África do Sul que ganhou popularidade ultimamente.

Este chá é rico em antioxidantes e também demonstrou reduzir a inflamação no corpo. Esses dois fatores são importantes para manter os ossos saudáveis.

Rooibos também contém outros componentes que têm sido associados a ossos saudáveis: os dois flavonóides orientin e luteolina. Estudos científicos mostraram que eles promovem níveis minerais aumentados em células relacionadas ao osso. Com os níveis minerais aumentados, os ossos permanecem mais saudáveis ​​e têm menos probabilidade de fraturar (especialmente as fraturas resultantes da osteoporose).

E se todas essas razões não foram suficientes para tentar rooibos, este chá poderoso também contém minerais benéficos para os ossos, como cálcio, magnésio, manganês e zinco.

Dica!!!

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo!

Em geral, o chá está associado a um menor risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Portanto, embora as pesquisas emergentes sobre suas ações no osso sejam promissoras, mas ainda não sejam claras, o chá pode ser incorporado a uma dieta saudável em geral.

A principal substância do chá conhecida por suas propriedades promotoras de saúde são os polifenóis. A pesquisa mostra que essas moléculas têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias – que são boas para a saúde geral e para os ossos.

Portanto, se você é alguém que bebe chá regularmente, continue. Para manter intactos os seus benefícios de integridade e saúde, tente beber puro, sem leite ou açúcar que esgote os ossos.

Qual é o seu chá favorito e por quê?

No escritório do BIOMAC, o chá verde é o vencedor do tipo de chá mais consumido e mais popular! Mas a camomila não está muito atrás…

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