Usos do boro e efeitos na saúde

Não há nada de enfadonho no boro ! Prêmio Nobel de Química foi concedido três vezes a cientistas que fizeram novas descobertas com o boro.

É chamado de mineral “traço” porque você precisa apenas de uma pequena quantidade. Mas tem papéis tão difundidos e importantes que cada planta e animal deve ter o suficiente para sobreviver.


O que o boro pode ser usado?

O boro não é encontrado sozinho na Terra, mas é o principal componente do 2º e 3º materiais mais duros e fortes (nitreto de boro e carboneto de boro) do mundo, tornando o boro um dos minerais mais úteis quando se trata de seu peso e força. Na verdade, apenas o diamante é mais difícil do que o boro !

Compostos de boro são usados em :

  • Ferramentas de corte
  • Coletes à prova de balas
  • Tecnologia aeroespacial
  • TVs de tela plana
  • Varas de pescar
  • Smartphones

Você pode ter usado boro na forma de bórax. O bórax (borato de sódio) tem sido um esteio doméstico há séculos, usado como sabão em pó e para limpar pisos, desentupir ralos e manter os insetos afastados. Ele foi originalmente descoberto no Tibete em leitos de lagos secos, e as maiores quantidades são encontradas no solo das sobremesas do mundo.

Quimicamente, o boro é um mineral peculiar com um número ímpar de elétrons que o torna quimicamente reativo . Isso significa que pode facilmente influenciar e afetar outros materiais e formar novos compostos interessantes. Isso o torna muito versátil e útil para novas invenções maravilhosas! Os cientistas agora estão trabalhando para usar o boro como uma nova fonte de energia e para conservar o calor. (O aquecimento solar de água e as usinas de geração de energia solar usam tubos feitos com boro.)

A menina sente o cheiro de girassol ao sol - vitamina D

Os benefícios de saúde do boro

Séculos atrás, os curandeiros davam às pessoas que sofriam de ansiedade ou traumas o sal sedativo, ácido bórico, outro composto que contém boro. (Hoje tem sido cientificamente comprovado para ajudar o cérebro e a função cognitiva .) Sua avó provavelmente aplicou ácido bórico na pele como adstringente, usou-o como colírio para infecções oculares e tratou infecções vaginais de fermento com ele.

De acordo com novas pesquisas, o boro pode ter sido parcialmente responsável pela evolução de toda a vida na Terra. Isso ocorre porque o boro está envolvido em fatores importantes para a vida. Mas a importância do boro para a saúde humana não foi conhecida pelos cientistas até meados dos anos 1980.

Pesquisas sólidas mostram que o boro pode ajudar:

  • Curar feridas
  • Melhorar a função cerebral
  • Reduz a perda de cálcio urinário
  • Previna a deficiência de vitamina D
  • Aumentar a absorção de magnésio
  • Diminui a inflamação na osteoartrite
  • Ajuda na memória de curto prazo de adultos mais velhos
  • Aumentar a eficiência do estrogênio, testosterona e vitamina D
  • Aumentar a densidade óssea

Descubra informações mais detalhadas sobre os benefícios do boro em nossa postagem sobre os Principais benefícios do boro para a saúde .


Boro para a saúde óssea

O boro promove muitos processos metabólicos. Esses processos incluem a formação e destruição natural e constante de células e substâncias no corpo. Isso é vital para funções que incluem a saúde óssea.

Os cientistas sabem há décadas que o boro é essencial para os ossos. Até mesmo um estudo feito há 30 anos descobriu que mulheres na pós-menopausa que receberam suplementos de boro reduziram drasticamente (em 44%) sua perda diária de cálcio. Isso normalmente ocorre por meio da excreção na urina. No entanto, manter mais cálcio significa ossos mais fortes.

A pesquisa também mostra que em áreas do mundo onde obter boro na comida é raro (então a ingestão é baixa), a incidência de artrite varia de 20 a 70% da população! Enquanto nas regiões onde a ingestão de boro é maior (3mg -10mg), os casos de artrite variam de 0 a 10%. A quantidade de boro também foi menor nos ossos e no líquido sinovial (líquido que mantém as articulações) de pessoas com osteoartrite em comparação com pessoas que não têm a doença. O boro também demonstrou em estudos que aumenta o estrogênio em mulheres na pós-menopausa , o que ajuda a manter os ossos saudáveis.

É melhor obter boro suplementar em combinação com outros minerais, não sozinho. Isso ocorre em parte porque afeta a maneira como o corpo lida com minerais, incluindo magnésio, cálcio e fósforo. AlgaeCal Plus , por exemplo, combina boro (a 3 mg por dose diária) com dezenas de outros minerais para que trabalhem em sinergia como uma equipe para construir ossos fortes. (Mais sobre isso mais tarde …)

nozes sortidas

Fontes alimentares de boro

Você pode obter pequenas quantidades de boro de uma variedade de fontes (listadas em ordem da maior quantidade de boro para a menor):

  • Passas (4,51 mg de boro por 100 g)
  • Amêndoas (2,82 mg de boro por 100 g)
  • Avelãs (2,77 mg de boro por 100 g)
  • Damascos secos (2,11 mg de boro por 100 g)
  • Manteiga de amendoim (1,92 mg de boro por 100 g)
  • Nozes (1,63 mg de boro por 100 g)
  • Ameixas secas (1,18 mg de boro por 100 g)
  • Vinho tinto (0,86 mg de boro por 100 g)
  • Grão de bico (0,71 mg de boro por 100 g)
  • Azeitonas (0,35 mg de boro por 100 g)
  • Brócolis (0,31 mg de boro por 100 g)
  • Uvas vermelhas (0,5 mg de boro por 100 g)
  • Mel (0,5 mg de boro por 100 g)

Para uma lista completa de fontes e mais informações sobre cada uma delas, leia nosso post: As principais fontes alimentares ricas em boro .


Como usar o boro com segurança e eficácia

A pesquisa mostrou que os efeitos benéficos do boro aparecem com a ingestão de 3 mg de boro por dia ou mais. Menos de 1 mg por dia é considerado inadequado.

No entanto, nenhum requisito médio estimado ou Ingestão Diária Recomendada (RDI) foi definido para o boro. Apenas um nível de ingestão superior seguro (também chamado de Limite Superior Tolerável) de 20 mg por dia foi definido.

Os suplementos de boro têm se mostrado muito seguros para adultos e crianças quando em doses menores que o Limite Superior Tolerável = 20 mg por dia. O consumo excessivo de boro é improvável, pois mesmo obter 3-5 mg de boro por meio de fontes de alimentos todos os dias provaria ser um desafio (veja a lista de fontes de alimentos de boro ).

Foi demonstrado que o boro reduz os níveis de toxicidade de metais pesados, como:

  • Trióxido de arsênio
  • Subcitrato de Bismuto Coloidal
  • Cloreto de cádmio
  • Cloreto de Mercúrio
  • Cloreto de chumbo

O boro só pode não ser seguro se for tomado por via oral em doses superiores a 20 mg por dia (com sintomas que incluem inflamação e descamação da pele, irritabilidade, fraqueza, dores de cabeça, diarreia, vómitos).

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