Assim como você viu com a comida, a bebida (especificamente do tipo alcoólico) em sua dieta desempenha um papel na prevenção da osteoporose. E você pode ficar feliz em saber que cortar o álcool não é a opção mais benéfica para a saúde dos ossos. Abordaremos o álcool em apenas um momento, mas primeiro, vamos dar uma olhada rápida em como o fumo afeta seus ossos.

Fumar

É do conhecimento geral que fumar não é um hábito saudável em nenhuma fase da vida. Mas é menos conhecido que fumar pode causar perda óssea e contribuir para a osteoporose …

Explicamos em detalhes como o tabagismo causa perda óssea em nossa página “As 6 principais causas de osteoporose“, mas, resumidamente, o tabagismo afeta seus ossos das seguintes maneiras:

Se você realmente deseja ter a melhor chance de prevenir a osteoporose, os cigarros precisam desaparecer. Para com o tabagismo nunca é fácil, se necessário procure um serviço especializado para lhe auxiliar.

Mas se você realmente não consegue parar, reunimos uma lista de nutrientes que você precisa incorporar à sua dieta para limitar os danos que as toxinas do cigarro estão causando ao seu corpo e ossos. Você pode encontrá-lo na seção “Toxinas ambientais: desreguladores endócrinos e tabagismo” aqui.

Uma palavra sobre o fumo passivo: O fumo passivo ainda pode afetar os ossos e a saúde geral dos não fumantes. Especialmente crianças.

Um estudo realizado com ratos jovens descobriu que a exposição ao fumo passivo compromete significativamente a saúde óssea. Os ratos que foram expostos ao fumo passivo de quatro cigarros por dia durante 60 dias experimentaram uma redução de 41,5% na densidade mineral óssea em comparação com um grupo controle de ratos que não foram expostos a nenhum fumo passivo. Isso levou a uma redução de 42,8% na força máxima.

Além disso, o osso da tíbia dos ratos expostos a 60 dias de fumo passivo foi 41,5% menor em comparação ao grupo controle de ratos! Isso sugere que a exposição ao fumo passivo interfere no desenvolvimento ósseo.

Álcool

Tudo se resume a duas coisas quando se trata de álcool; moderação e tipo. Veja, o copo ocasional de vinho tinto no jantar ou uma garrafa de cerveja depois de um longo dia não é apenas tolerável; esses tipos de álcool podem realmente ter um efeito positivo na saúde dos ossos! (Você pode ler sobre os porquês na nossa página “Dieta e nutrição da osteoporose”).

Mas quando você consome muito álcool – cerca de 6 a 10 gramas por dia – os benefícios diminuem e seus ossos começam a sofrer. Pesquisas sugerem que consumir muito álcool pode levar à perda excessiva de cálcio e a níveis reduzidos de vitamina D. (Lembre-se de que você precisa de vitamina D para absorver o cálcio que consome).

Desfrute de álcool com moderação e você pode não apenas prevenir a osteoporose, mas também melhorar sua saúde óssea! (Se é o tipo certo de curso).

E se você está se perguntando exatamente o que significa “moderação”, confira as seguintes diretrizes: Mulheres saudáveis ​​de todas as idades e homens com mais de 65 anos podem tomar até uma bebida por dia. Enquanto homens saudáveis ​​com menos de 65 anos podem tomar até dois drinques por dia.