Quando você está estressado, seu corpo libera um hormônio chamado cortisol. E esse “hormônio do estresse” é uma má notícia para os seus ossos. O estresse prolongado mantém altos os níveis de cortisol e isso causa inflamação no corpo.

Agora, se essa inflamação persistir, ela se torna uma inflamação crônica de baixo grau. E essa inflamação crônica pode causar perda óssea e osteoporose. Lembre-se, a inflamação crônica ativa seus osteoclastos (as células que removem os ossos) e distorce o processo de remodelação óssea!

Além disso, o estresse afeta o fígado. Especificamente, seu eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Você pode estar se perguntando “O que meu fígado tem a ver com meus ossos?” Bem, seu fígado é realmente um poderoso aliado da saúde óssea! Já mencionamos que a forma ativa da vitamina D (1,25-D) ajuda a absorver o cálcio que você consome. Bem, a conversão da vitamina D para essa forma ativa ocorre nos rins. Mas antes que isso aconteça, a vitamina D3 deve ser convertida em 25 (OH) D no fígado!

Além disso, um dos principais papéis de seus fígados é ajudar seu corpo a remover toxinas prejudiciais. E isso inclui toxinas que podem prejudicar seus ossos. Mas quando você fica estressado, seu fígado fica inflamado e sua capacidade de desintoxicar adequadamente seu corpo fica prejudicada. Então, como você pode minimizar o estresse e evitar o “hormônio do estresse” causando perda óssea?

Aqui estão algumas coisas que você pode tentar:

Divirta-se! Você não se sente melhor quando está perto de amigos e entes queridos? Rir e se divertir é uma maneira comprovada de reduzir o estresse. Um estudo sobre o efeito do riso nos níveis de estresse em adultos saudáveis ​​confirma isso! Os participantes que viram um vídeo humorístico relataram níveis mais altos de humor e níveis mais baixos de estresse em comparação aos participantes que viram um vídeo turístico. Além disso, aqueles que relataram os níveis mais altos de humor mostraram até função imunológica aumentada!

Experimente o Yoga: O yoga ajuda a relaxar o corpo e a mente. Além disso, o yoga pode ajudar a fortalecer os ossos por si só! Confira o nosso “Guia Definitivo para Yoga para Osteoporose” se você estiver interessado em experimentar!

Mexa-se: O yoga não é o único exercício que ajuda a reduzir o estresse. De fato, praticamente qualquer atividade que acelere seu coração um pouco mais rápido pode ajudar a queimar o estresse (além de calorias). Um estudo holandês sobre gêmeos e suas famílias descobriu que aqueles que se exercitavam pelo menos 60 minutos por semana eram, em média, menos ansioso, menos deprimido e menos neurótico em comparação com aqueles que não se exercitaram.

Se você ainda não está convencido o suficiente para reservar um tempo para fazer exercícios regularmente, consulte a próxima seção!