Isso não deve surpreender, mas outra causa da osteoporose é a falta de exercícios, principalmente exercícios de sustentação de peso.

Atualmente, muitas pessoas vivem um estilo de vida sedentário (estejam cientes disso ou não). Se você pensar bem, a vida moderna facilita a entrada. Sentamos quando viajamos ou viajamos. Sentamos em nossos trabalhos de mesa. Ficamos sentados quando relaxamos após um longo dia, assistindo TV por horas a fio. E a conseqüência é essa – os ossos são simplesmente subutilizados na maior parte do dia.

É por isso que é importante fazer exercícios regulares de sustentação de peso, treinamento de resistência e outras formas de exercício que movimentam seu corpo!

Agora, um equívoco comum é que o exercício sozinho pode aumentar a densidade mineral óssea. Embora essa declaração não seja precisa, o exercício é um fator importante para a construção e manutenção do osso (juntamente com a nutrição adequada e a prevenção de toxinas inflamatórias).

Veja, exercícios de sustentação de peso e resistência aumentam sua força muscular. E sua força muscular afeta diretamente sua força óssea. Seus sistemas esquelético e muscular estão intimamente ligados. As contrações musculares são as forças mecânicas mais fortes em seus ossos. E essas contrações musculares condicionam sua densidade óssea, força e microarquitetura (a estrutura interna de seus ossos).

Agora, pesos livres são uma das melhores coisas que você pode fazer para aumentar sua força óssea por causa da pressão concentrada que eles exercem sobre seus ossos.

(Observe: você não precisa de muito peso para colher os benefícios do treinamento com pesos, especialmente se tiver osteoporose. 1-2 kg serão suficientes sem o risco de lesão).

Seu corpo aloca recursos para fortalecê-los devido à demanda de exercícios de sustentação de peso. Qualquer dúvida sobre esse fato é facilmente eliminada se você considerar os astronautas em condições de gravidade zero. Ao voltar para a Terra, eles geralmente precisam ser carregados da nave, pois seus ossos (e músculos) secaram – 12 vezes mais do que o restante de nós aqui na Terra!

Todos perdemos cerca de 1% de osso todos os anos após os 35 anos. Mas um astronauta perde à taxa de 12% ou mais por ano. E isso é porque seus músculos estão em férias sem gravidade. Para descobrir mais sobre como o exercício beneficia seus ossos, consulte o post “Pode se exercitar sozinho para aumentar a densidade óssea“.