Os ácidos graxos ômega-3 essenciais, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), defendem seus ossos contra a osteoporose, diminuindo a inflamação por vários mecanismos diferentes. A inflamação crônica demonstrou ser um dos principais contribuintes para a osteoporose.

Além de fornecer aos ossos todos os nutrientes necessários para a reconstrução, diminuir a inflamação é a ação mais importante que você pode executar para prevenir ou reverter a osteoporose. Por quê?

Reduzir a inflamação é essencial para prevenir a osteoporose, porque a inflamação crônica de baixo grau ativa continuamente os osteoclastos, as células especializadas que quebram os ossos.

O EPA e o DHA são encontrados em quantidades mais altas em alimentos para animais, como anchovas, salmão, cavala e sardinha. Podemos obter o suficiente dos ômega-3, EPA e DHA, precisamos de peixes mais saudáveis? Embora seja possível, não é prático.

Para garantir a ingestão ideal de EPA e DHA, ainda precisamos tomar um suplemento. Aqui está o porquê…

As únicas boas fontes alimentares de EPA e DHA são peixes gordurosos capturados em água fria, como sardinha, salmão, peixe sable, alabote e atum. É importante especificar que o peixe seja “capturado selvagem” porque a quantidade de EPA e DHA no peixe depende muito da dieta do peixe ou do animal. Os peixes selvagens comem algas, plantas marinhas e outros peixes menores, ricos em ômega-3, e por isso produzem e armazenam EPA e DHA em seus tecidos.

As autoridades recomendam os melhores benefícios à saúde fornecidos pelo ômega-3 e estão associados à ingestão de 2 a 4 gramas de EPA e DHA por dia. Você precisará consumir pelo menos duas porções de peixe com baixo teor de mercúrio todos os dias para fornecer com segurança EPA e DHA suficientes para impactar beneficamente a saúde de seus ossos. Isso é muito peixe! Então, novamente, para garantir que você esteja recebendo quantidades ideais de EPA / DHA, é necessário suplementar com um óleo de peixe de alta qualidade.

Uma coisa a notar é que esta recomendação não considera os ácidos graxos ômega 6 (ômega 6s). Falar sobre ômega 3 sem falar sobre ômega 6 é irresponsável. Por quê?

Porque o equilíbrio é a chave. Embora quantidades importantes de ômega 3 sejam importantes, você deve levar em consideração sua ingestão de ácidos graxos ômega 6. Sem isso, você estaria fazendo um desserviço à sua saúde. Por quê?

Os ácidos graxos ômega 6 são pró-inflamatórios, enquanto os ácidos graxos ômega 3 são anti-inflamatórios. As autoridades dizem que a proporção ideal de ômega 6 para ômega 3 é de 2: 1. No entanto, a proporção encontrada hoje nas dietas ocidentais é mais próxima de 16: 1!

Portanto, garantir que você esteja equilibrando esses dois tipos de ácidos graxos ômega é crucial para seus ossos e para a saúde em geral.