Como o fluoreto afeta seus ossos

Os fluoretos estão presentes em todo o mundo na crosta terrestre. É por isso que eles são encontrados naturalmente em tudo, inclusive no solo, nas rochas, nas plantas e na água em todo o mundo.

Mas você sabia que o flúor pode prejudicar sua saúde, incluindo os ossos? Embora ainda seja um tópico polêmico, principalmente quando se trata de flúor para prevenir a cárie dentária, vou me aprofundar na pesquisa para que você possa tomar uma decisão informada sobre o flúor.

Mas primeiro, vamos diferenciar entre flúor e flúor – como você já viu os dois termos usados ​​anteriormente.

Fluoreto vs Flúor

Você está confuso sobre a diferença entre flúor e flúor? Você não é o único.

Para responder a essa pergunta química comum simplesmente …

Os fluoretos são compostos que contêm o elemento flúor (F-). O flúor é um íon (uma molécula com uma carga elétrica líquida devido à perda ou ganho de um ou mais elétrons). No caso do flúor, a carga elétrica líquida é negativa, o que faz do flúor um ânion (uma molécula com carga negativa). Tenha paciência comigo quando entender como isso é importante para você …

Assim como todos os outros elementos (que também são íons com carga negativa, caso em que são chamados ânions, ou carga positiva, nesse caso, são chamados cátions), o flúor é instável por si só e não aparece sozinho . Combina com um parceiro estabilizador, que para o flúor será um composto com carga ou cátion positivo. Então, quando estamos falando sobre flúor, na verdade estamos falando sobre o elemento químico flúor em uma de suas formas estáveis ​​de flúor.

A fluoretação da água, por exemplo, ocorre quando um composto contendo flúor é adicionado à água potável. Fontes comuns são fluoreto de sódio, fluorossilicato de sódio ou ácido fluorossilico, que são adicionados à água e se dissociam, liberando seu íon F.

Os fluoretos usados ​​na pasta de dentes e em outros tratamentos dentários são tipicamente fluoreto de sódio ou fluoreto estanoso.

Além disso, os fluoretos são usados ​​em vários processos industriais:

  • Queima de carvão
  • Refinaria de óleo
  • Produção de aço
  • Fabricação de tijolos
  • Produção de fertilizantes fosfatados (Sim, os fertilizantes usados ​​na agricultura convencional. Outra razão para comer alimentos cultivados organicamente!)

Mas o que os fluoretos significam para sua saúde? E em particular … seus ossos?

Vamos descobrir…

Flúor sempre presente: na água da torneira, na pasta de dente e nos danos aos ossos?

As principais fontes de exposição aos fluoretos são nossos alimentos e água e produtos dentários contendo fluoretos, como pasta de dente.

Os compostos de fluoreto que ocorrem naturalmente na água potável são quase totalmente biodisponíveis – em cerca de 90%! Ou seja, o flúor que eles contêm é praticamente todo absorvido pelo trato gastrointestinal e entra no nosso sistema circulatório.

A adição de flúor extra à água potável da comunidade, por meio da fluoretação, em um esforço para prevenir cáries, resultou em um aumento significativo na fluorose dentária – um distúrbio na produção de esmalte dental.

Isso é causado pela exposição a altas concentrações de flúor no desenvolvimento dos dentes (entre as idades de 3 meses e 8 anos).

Sinais de exposição ao fluoreto

Em suas formas leves, a fluorose aparece como pequenas estrias brancas ou manchas no esmalte dos dentes. Em sua forma severa, manchas permanentes e manchas marrons podem escurecer com o tempo e desfigurar os dentes.

Em 2005, 23% das pessoas nos Estados Unidos com idades entre 6 e 39 anos apresentavam formas leves ou mais graves de fluorose dentária!

Desculpas pela foto abaixo – mas é assim que parece…

Como o fluoreto causa a perda óssea

O flúor ativa os osteoblastos (células de construção óssea) e os osteoclastos (células que reabsorvem os ossos). Embora o flúor possa aumentar a massa óssea, o osso recém-formado não possui estrutura e força normais.

Sob um microscópio, o “padrão de cristalização” do osso de animais e humanos tratados com fluoreto mostra-se anormal.

No osso trabecular, a parte interna esponjosa de nossos ossos, o flúor aumenta o volume e a espessura do osso, mas não aumenta a conectividade. Essa falta de conectividade trabecular reduz a qualidade óssea, apesar do aumento da massa óssea.

Em concentrações muito baixas e localizadas em implantes dentários, o flúor estimula a produção de osteoblastos e a nova formação óssea. Mas em concentrações mais altas, o flúor bloqueia a nova formação óssea.

De fato, altos níveis de flúor no organismo podem causar fluorose esquelética, uma condição séria na qual os ossos se tornam duros e quebradiços, juntamente com ligamentos que podem calcificar, dor e perda óssea.

Após a ingestão, o flúor vai para o estômago, onde reage com o ácido do estômago para formar fluoreto de hidrogênio. O fluoreto de hidrogênio é absorvido pelo trato gastrointestinal e enviado para a veia porta, que o entrega ao fígado.

No fígado, compostos nocivos são geralmente transformados em algo que podemos enviar para fora do corpo na urina ou bile. Essa biotransformação ocorre através da atividade de enzimas hepáticas que primeiro oxidam o composto nocivo e depois o ligam a um transportador que o deposita na urina ou bile para excreção.

O flúor, no entanto, é ele próprio um oxidante tão forte – o oxidante mais forte atualmente conhecido – que bloqueia facilmente as tentativas do fígado de prepará-lo para a excreção e passa para a corrente sanguínea, onde é rapidamente distribuído a todos os tecidos, incluindo os ossos.

Uma vez dentro dos ossos, o flúor os ataca através de vários mecanismos:

Primeiro, o flúor supera a capacidade das células ósseas de produzir seu mais importante defensor antioxidante, a glutationa. Uma vez eliminadas as defesas, o flúor fica livre para causar estragos, desligar os osteoblastos e causar inflamações que aumentam a produção e a atividade dos osteoclastos.

Em seguida, o flúor se acumula no osso, ligando e desligando a fosfatase alcalina, uma enzima envolvida na produção de osteoblastos. A exposição ao flúor também reduz os níveis de cobre, zinco, manganês e outros minerais necessários para a construção óssea. O resultado final é que a produção de osteoblastos para.

Nossos ossos são compostos em grande parte de compostos de cálcio, dos quais 50% são hidroxiapatita. O flúor converte a hidroxiapatita em fluorapatita, que altera a estrutura cristalina dos ossos, atrasando a mineralização com cálcio. Isso causa uma redução nas propriedades de resistência mecânica dos ossos.

O fluoreto de hidrogênio reage com o cálcio para formar um sal insolúvel, CaF2. Esse sal deve ser eliminado pelo organismo e, ao longo do tempo, retira um pouco de cálcio da matriz óssea.

O flúor também induz a secreção do hormônio da paratireóide, que desencadeia a produção de osteoclastos. Foi demonstrado repetidamente que o aumento da ingestão de flúor aumenta os níveis de hormônio da paratireóide que circulam na corrente sanguínea e causa hiperparatireoidismo.

O hormônio da paratireóide sinaliza as células osteoblásticas para secretar uma molécula de sinalização chamada RANKL.

RANKL então convoca a produção de osteoclastos. Por esse motivo, quando nossos níveis de hormônio da paratireóide são cronicamente elevados, o mesmo ocorre com nossa produção de osteoclastos – e, portanto, perdemos ossos.

O problema é que você pode não perceber que os alimentos e bebidas que consome regularmente contêm quantidades significativas de flúor. Para descobrir fontes alimentares comuns e proteger sua saúde e ossos, confira as informações abaixo.

Alimentos e Bebidas com Maior Teor de Fluoreto

  • Vinho vermelho: 105 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Vinho branco: 202 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Água gaseificada, aromatizada a fruta: 105 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Café: 91 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Bebida de suco de frutas, maçã: 104 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Mistura de suco de uva, (suco de maçã e uva): 102 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Suco de uva branco: 204 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Chá, fabricado em microondas: 322 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Chá instantâneo em pó preparado com água da torneira: 335 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Chá, fabricado, descafeinado: 269 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Aveia cozida: 72 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Batatas fritas, fast food: 115 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Caranguejo enlatado: 210 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Camarão enlatado: 201 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Camarão frito: 166 Microgramas de flúor em 100 gramas.
  • Filé de peixe assado: 134 Microgramas de flúor em 100 gramas.

A lista de alimentos mapeados não se restringe a citada acima. Aqui foi dado alguns exemplos para que possamos ter a relação do flúor e dos alimentos que ingerimos.

Protegendo seus ossos do flúor

Como podemos nos proteger dos efeitos desagradáveis ​​do flúor em nossos ossos?

Inclua alimentos ricos em cálcio e magnésio em sua dieta! Os íons cálcio e magnésio formam complexos insolúveis com flúor, reduzindo sua absorção e aumentando sua eliminação nas fezes.

Coma muitos frutos e vegetais. Uma alta ingestão de alimentos vegetais aumenta o pH da sua urina (a torna mais alcalina), o que aumenta a capacidade dos rins de excretar fluoreto.

Com o BIOMAC, que fornece cálcio e magnésio à base de plantas, diminuindo ainda mais a biodisponibilidade do flúor. Para mais informações, clique aqui.

Evite creme dental contendo flúor, verificando a lista de ingredientes em seu tubo. Nem sempre é claro que a pasta de dente contém flúor.

De fato, o fluoreto pode ser listado como:

  • Fluoreto de sódio (NaF)
  • Fluoreto estanoso (SnF2)
  • Olaflur (um sal orgânico de fluoreto)
  • Monofluorofosfato de sódio (Na2PO3F)

A maioria das pastas de dentes vendidas nos Estados Unidos contém de 1.000 a 1.100 partes por milhão (ppm) de flúor. No Reino Unido, o teor de fluoreto é geralmente mais alto; um fluoreto de 1.450 ppm não é incomum.

De acordo com as diretrizes do Institute of Medicine (IOM) em 1997, a ingestão de flúor de 0,01 mg / dia para bebês até 6 meses, 0,05 mg / kg / dia (ou seja, miligrama por quilograma de peso corporal por dia) além dos 6 meses de idade, e 3 mg / dia e 4 mg / dia para mulheres e homens adultos (respectivamente), são adequados para prevenir cáries.

A OIM estabeleceu limites superiores para fluoreto em 0,10 mg / kg / dia em crianças com menos de 8 anos e 10 mg / dia em crianças com mais de 8 anos.

Mas o consumo da menor quantidade de flúor recomendada pelo OIM para evitar cáries é desnecessário.

Por quê? O xilitol – um açúcar natural encontrado em pequenas quantidades em frutas e vegetais – é uma ótima alternativa segura ao flúor.

O xilitol não apenas evita a formação de placas e cáries, como também inverte as cavidades em desenvolvimento e restaura o esmalte saudável dos dentes – com segurança.

Nosso corpo já produz xilitol em pequenas quantidades, mas pode se beneficiar de mais.¹

Estudos demonstram que 4 a 12 gramas de xilitol por dia são seguros e eficazes.

A maneira mais fácil e melhor de administrar xilitol aos dentes?

Gomas de mascar contendo xilitol, que mantêm o xilitol em contato com os dentes por muito mais tempo do que o creme dental ou o enxaguante bucal. Se um pedaço de goma contém 1 grama de xilitol, a proteção da cavidade e o hálito fresco e menta podem ser facilmente alcançados mastigando 4 ou mais pedaços ao longo do dia.

Se liga…

A exposição crônica a muito flúor é prejudicial aos seus ossos.

E quando você percebe que a exposição crônica a muito flúor é o status quo em nossas vidas cotidianas, minimizar sua exposição se torna uma parte óbvia do plano de jogo de seus ossos saudáveis.

Evitar completamente o flúor é impraticável. Ei, não vou desistir de um copo de Merlot no jantar várias vezes por semana! Mas estou sugerindo que você:

  • Escolha uma pasta de dente sem flúor.
  • Considere sua fonte de água.
  • Prepare seu chá pelo menor tempo que achar que oferece o sabor que você preferir (quanto mais o chá ficar, mais flúor aparecerá na xícara).
  • Torne os alimentos ricos em cálcio e magnésio na sua dieta e use o BIOMAC para reduzir os efeitos do flúor.
  • E não se esqueça do xilitol – uma alternativa natural e saudável ao flúor que protegerá os dentes sem danificar os ossos!

Que mudanças você fará – ou já fez – para reduzir a ingestão de flúor? Estamos curiosos para ouvir seus pensamentos!

4 Comentários

    1. Equipe BIOMAC

      Bom dia José Neco,

      Ficamos felizes pelo comentário. Fique atento, vem mais matéria interessante por ai. Um forte abraço.

      Responder
  1. Clarissa Temoteo

    Já ouvi falar do Xilitol, mas não sabia de todas essas informações. Gostei,vou continuar acompanhando. Parabéns pela matéria!

    Responder
    1. Equipe BIOMAC

      Bom dia Clarissa,

      Agradecemos e ficamos felizes por sua satisfação.

      Continue acompanhando as matérias.

      Um forte abraço.

      Responder

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