Suplementos de cálcio, usos, efeitos e muito mais

O que é cálcio?

O cálcio mineral representa quase 2% do seu peso corporal total. Seus ossos e dentes armazenam 99% do cálcio em seu corpo, enquanto o restante pode ser encontrado em seu sangue, tecidos e fluidos.

Seu corpo precisa de cálcio para que os músculos se contraiam e se expandam, para que os nervos transmitam mensagens ao cérebro e continuem construindo ossos fortes. O cálcio também move o sangue nas veias por todo o corpo e secreta hormônios e enzimas que afetam quase todas as funções corporais.

Quais são os efeitos do cálcio e por que precisamos dele?

O cálcio é o cavalo de batalha dos minerais do corpo. O cálcio é vital para inúmeras funções no corpo, incluindo contração muscular, contração e expansão dos vasos sanguíneos, secreção de hormônios e enzimas e envio de mensagens através do sistema nervoso. E, claro, o cálcio também é vital para a construção de ossos.

Mas o cálcio por si só não é suficiente para construir ossos; é preciso um pequeno exército de vitaminas e minerais para ajudar a fazer isso.

De fato, foi demonstrado que a vitamina K2, o estrôncio e os minerais vestigiais desempenham um papel importante no aumento da densidade mineral óssea, mesmo entre as mulheres na pós-menopausa. Numerosos estudos associaram deficiências de traços minerais com menor densidade óssea e ossos mais fracos. Assim como a vitamina D ajuda na absorção de cálcio, os minerais também trabalham junto com o cálcio para aumentar a densidade óssea.

Níveis adequados de cálcio são vitais para a saúde óssea, mas também têm sido associados a pressão sanguínea saudável, taxas reduzidas de câncer colorretal e até perda de peso. Os benefícios do cálcio – e existem muitos – não podem ser subestimados.

Sinais e sintomas de deficiência de cálcio

Outro grande benefício da ingestão adequada de cálcio é simplesmente evitar a deficiência. Isso pode parecer óbvio, mas quando você entender o que acontece ao seu corpo quando ele não recebe cálcio suficiente, perceberá o quão importante é a ingestão adequada.

Entre outros sintomas, a deficiência de cálcio pode levar a letargia, cãibras musculares, unhas quebradiças e perda de apetite. Em casos mais graves, a deficiência de cálcio pode levar a confusão mental e malformações esqueléticas, como curvatura da coluna vertebral.

O reconhecimento precoce desses sintomas é imensamente importante para reverter o impacto negativo da deficiência de cálcio. Na maioria dos casos, pegar o problema cedo e trabalhar para aumentar os níveis gerais de cálcio pode ser suficiente para impedir a progressão de sintomas mais graves.

Na dúvida, um médico deve ser consultado!

Fatores que afetam a absorção de cálcio

Vitamina D: A vitamina D ajuda a melhorar drasticamente a absorção de cálcio. A vitamina D está disponível em alguns alimentos, bem como através da exposição ao sol. Se a ingestão adequada de vitamina D proveniente de alimentos e exposição ao sol não puder ser alcançada, a suplementação é recomendada na forma de vitamina D3.

Vitamina K: A vitamina K2 trabalha com a vitamina D para ajudar a osteocalcina (hormônio protéico não colágeno encontrado nos ossos e dentina) a se apegar a minerais de construção óssea, como o cálcio. Saiba mais sobre a vitamina K2 e os benefícios deste ingrediente essencial para a saúde óssea.

Magnésio: A deficiência de magnésio altera o metabolismo do cálcio e os hormônios que regulam o cálcio. Confira nossas páginas de magnésio para obter mais informações sobre deficiência de magnésio e benefícios de magnésio.

Idade: A taxa de absorção de cálcio das crianças pode chegar a 60%, porque seus corpos precisam de cálcio para construir ossos fortes. A absorção diminui lentamente para 15–20% na idade adulta, caindo ainda mais à medida que você continua a envelhecer. Como a absorção de cálcio diminui com a idade, as recomendações para ingestão alimentar de cálcio são maiores se você tiver 51 anos ou mais.

Gravidez: A gravidez não afeta as recomendações diárias de cálcio. As recomendações atuais de cálcio para mulheres grávidas e não grávidas são as mesmas porque a absorção intestinal de cálcio aumenta durante a gravidez, o que significa que a mesma quantidade de cálcio é melhor utilizada pelas mulheres grávidas.

Menopausa: A absorção de cálcio diminui com a idade, com uma queda adicional na absorção durante a menopausa. A baixa absorção de cálcio também é afetada por certas fibras alimentares, consumo de álcool e fumo, enquanto melhorias positivas têm sido associadas a certas gorduras alimentares e terapia com estrogênio.

Melhore sua saúde já!

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Dose Diária Recomendada (RDA) de Cálcio

Quanto cálcio é suficiente? Bem, isso depende de algumas coisas. Idade e sexo são os dois maiores fatores quando se trata da ingestão diária recomendada de cálcio. Como você obtém esse cálcio afeta a facilidade com que ele será absorvido. Seu corpo tem menos trabalho a fazer quando o cálcio vem de fontes vegetais, porque as plantas realmente pré-digerem o cálcio para você, tornando-o facilmente absorvido e amigo do corpo.

Abaixo está as quantidades recomendadas para a ingestão diária adequada de cálcio:

Idade Homen Mulher Grávida Lactante
0 - 6 Meses 200 mg 200 mg
7 - 12 Meses 260 mg 260 mg
1 - 3 Anos 700 mg 700 mg
4 - 8 Anos 1000 mg 1000 mg
9 - 13 Anos 1300 mg 1300 mg
14 - 18 Anos 1300 mg 1300 mg 1300 mg 1300 mg
19 - 50 Anos 1000 mg 1000 mg
51 - 70 Anos 1000 mg 1200 mg
+71 Anos 1200 mg 1200 mg

* Consumo adequado (IA)

Conseguir tanto cálcio somente da dieta, embora não seja impossível, pode ser difícil, e é por isso que tantos optam por suplementar sua ingestão diária.

Obtendo cálcio da sua dieta

O cálcio adequado é vital para sua saúde e bem-estar. Além de serem facilmente digeridas, as fontes de cálcio de origem vegetal também são abundantes. Os leites de nozes, produtos de soja e melaço são todos muito ricos em cálcio. Legumes como couve, couve chinesa e até nabo também fornecem porções sólidas do nutriente de construção óssea.

Se você procura uma fonte mais tradicional, procure produtos de origem animal para doses saudáveis ​​de cálcio, incluindo leite, queijo e sardinha.

Mas mais do que ser uma fonte de cálcio, esses alimentos fazem parte de uma dieta equilibrada. Cada alimento tem sua própria combinação de vitaminas e minerais, o que pode ajudar seu corpo a funcionar em todos os níveis. As sardinhas são uma ótima fonte de vitamina D, enquanto as nozes e os grãos estão cheios de boro.

Para saber mais sobre as fontes de cálcio nos alimentos todos os dias, consulte o nosso guia sobre alimentos ricos em cálcio.

Infelizmente, apesar da abundância natural, a maioria das pessoas ainda não obtém cálcio suficiente apenas com os alimentos. Apenas 15% das meninas entre nove e 13 anos e menos de 10% das meninas de 14 a 18 anos estão recebendo cálcio suficiente diariamente. Esses anos são críticos para criar a massa óssea que os sustentará pelo resto de suas vidas. É por isso que os suplementos não são apenas para mulheres na menopausa.

Tendo em mente a importância de outros nutrientes no que diz respeito à absorção de cálcio, menos de 7% dos adultos com mais de 51 anos de idade são capazes de atender às suas necessidades diárias de vitamina D apenas com dieta.

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas não ingerem cálcio suficiente de seus alimentos – apesar da abundância de alimentos ricos em cálcio disponíveis – é uma deficiência mineral em nossas culturas.

Desde o início dos anos 60, os níveis de vitaminas e minerais em nossos produtos diminuíram drasticamente. Os mesmos vegetais que você comeu quando criança agora têm substancialmente menos valor nutricional do que costumavam.

Um documento alarmante do Nutrition Security Institute revelou a verdade inquietante. Somente nos EUA, o solo superficial está corroendo 10 vezes mais rápido do que está se acumulando. Nossa qualidade do solo está se deteriorando rapidamente e está levando os minerais junto. E isso significa que seus ossos estão sendo roubados dos blocos de construção necessários para permanecerem fortes.

Portanto, embora comer uma dieta que inclua alimentos ricos em cálcio seja um bom começo, não basta fornecer as quantidades adequadas necessárias para uma saúde ideal na maioria dos casos.

Você deve tomar suplementos de cálcio?

Simplificando, a maioria das pessoas não está recebendo cálcio suficiente apenas através da dieta. Deficiências generalizadas de cálcio em meninas estão criando toda uma geração de mulheres com deficiência de cálcio. E se você não obtiver cálcio suficiente apenas com sua dieta, a solução lógica é suplementar.

Quando se trata de encontrar um suplemento de cálcio, procure um que esteja cheio não apenas de cálcio, mas de vitaminas sinérgicas e minerais.

Um suplemento à base de plantas como o BIOMAC Cálcio Vegetal Marinho não apenas fornece uma dose diária de cálcio pré-digerido, ideal para o corpo, mas todos os nutrientes adicionais necessários para absorver e usar adequadamente esse cálcio. O BIOMAC Cálcio Vegetal Marinho foi especificamente formulado para apoiar a saúde óssea. Ele também vem com todos os 13 nutrientes de construção óssea com suporte clínico, como magnésio, boro, selênio e muito mais.

Portanto, ao procurar um suplemento de cálcio, procure um que atenda a todas as suas necessidades em um frasco.

O único suplemento de cálcio com suporte clínico para construir novos ossos

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