Guia de Cura da Fratura Óssea: Estágios, Dicas e Perguntas Frequentes

Exercícios para evitar a osteoporose.

Se você já experimentou um osso fraturado ou está passando por uma fratura no momento – tenha coragem. Vamos abordar o processo de recuperação de fraturas e compartilhar 6 maneiras de acelerar sua recuperação.

Ao seguir essas dicas, você reduz a probabilidade de fraturas acontecerem no futuro. (Isso é crítico para sua saúde geral, considerando a taxa de mortalidade de 6 meses das fraturas de quadril e as complicações resultantes são de 13,5%!)

No ano 2, a taxa de mortalidade por fraturas de quadril aumenta para 20%!

Estatísticas ruins. Mas vamos discutir o processo de recuperação de fraturas para que você não precise se tornar uma estatística.

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 Quais são os 5 estágios da cicatrização da fratura?

Uma fratura óssea, variando em gravidade, é o termo clínico para um osso quebrado. Um osso quebrará se a força exercida sobre ele, de uma queda ou impacto, por exemplo, for mais forte que o próprio osso.

Logo depois, o osso passa por um processo natural de cicatrização. Existem 5 etapas do processo de cura da fratura, que explicamos abaixo:

Estágio 1: Formação de Hematoma

Durante o intervalo, os vasos sanguíneos também são danificados. Isso cria um hematoma: sangue coagulado que incha dentro do tecido ósseo.

Estágio 2: Formação de Tecido de Granulação (Inflamação)

Horas depois, o hematoma é reabsorvido enquanto é substituído por moléculas inflamatórias. Essas moléculas são a primeira linha de defesa do seu corpo e limpam o osso morto e preparam o local da fratura para formação de tecido, cartilagem e osso. Esta fase é uma reconstrução de vasos e células afetadas pela fratura.

Estágio 3: Formação de Calos

Um calo suave é formado. O calo é constituído por osteoblastos (células de construção óssea) recém-formados e osteoclastos (células de reabsorção óssea), os dois tipos de células necessárias para o seu processo natural de remodelação óssea. Capilares e vasos sanguíneos de suporte se conectam ao calo à medida que o processo de reconstrução continua.

Etapa 4: Consolidação

O novo osso construído até este ponto é um osso mais macio chamado tecido ósseo. Mas durante o estágio de consolidação da cura, um tipo mais forte de osso chamado osso lamelar substitui o osso trançado.

Estágio 5: Remodelação Óssea

O osso lamelar finalmente preenche o local da fratura e se alinha na direção das forças externas no osso. Este estágio pode durar de alguns meses a alguns anos.

Quanto tempo dura o processo de cura óssea?

Em geral, o trabalho mais significativo no processo de cicatrização óssea é concluído em 6-8 semanas.

Mas a velocidade pode variar muito dependendo do indivíduo.

Um fator chave é a idade. Os adultos, especialmente os idosos, experimentam um caminho muito mais longo para a recuperação do que as crianças. Quaisquer condições médicas existentes que afetem o processo natural de remodelação óssea também podem atrasar a recuperação total.

Além disso, a deficiência de nutrientes benéficos para os ossos pode retardar o processo também. Fratura ou não, o crescimento ósseo depende de uma sinfonia de minerais e vitaminas fazendo o seu trabalho. (Nós cobrimos exatamente quais minerais e vitaminas seus ossos precisam, além do suplemento de crescimento ósseo que fornece todos eles, na seção “6 Dicas para a cura de ossos quebrados, naturalmente” um pouco mais abaixo nesta página).

E, independentemente da idade, quanto mais grave a fratura, mais tempo o processo de cicatrização demorará.

Embora a natureza deva seguir seu curso, há coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar o processo de cura óssea. A seguir 6 maneiras de acelerar o processo de cura de fraturas ósseas.

6 dicas para curar ossos quebrados, naturalmente

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1) Ingestão Proteica:

Você não pode construir osso novo (ou qualquer outra coisa em seu corpo) sem proteína. Afinal, a proteína representa cerca de metade do volume de ossos e um quarto da massa! Portanto, consumir proteína suficiente é crucial para curar um osso quebrado.

Então, quanto proteína é suficiente? Bem, a dose diária recomendada de proteína é atualmente de 0,8 g por kg de peso corporal. Mas esta recomendação foi definida – há mais de uma década – com a prevenção de uma deficiência de proteína em mente. Os pesquisadores concordam que, para uma saúde ideal, você precisa de mais proteína. E isso é especialmente verdadeiro para adultos mais velhos e para aqueles que estão se recuperando de uma fratura! De fato, pesquisas recentes sugerem uma ingestão de 1 a 1,5 g de proteína por kg de peso corporal.

Aqui está um exemplo para ajudá-lo: um adulto mais velho que pesa 140 quilos primeiro dividiria seu peso em 2,2 (para calcular seu peso em quilos) = 64 kg. Em seguida, eles multiplicariam esse número por 1,5 (a extremidade superior da nova ingestão de proteína recomendada) = 95 g de proteína necessária diariamente. Para referência, um peito de frango de 3,5 oz (100g) fornece cerca de 30 g de proteína. Assim, um pouco mais de três peitos de frango por dia chegaria ao consumo alvo.

Agora, a principal razão pela qual você precisa de proteína dietética para construir e reparar osso é que ele fornece ao seu corpo aminoácidos essenciais – os blocos de construção da vida! Seu corpo pode produzir alguns aminoácidos. Estes são chamados de aminoácidos não essenciais. Mas os adultos não podem produzir oito dos 20 aminoácidos, então você precisa fornecê-los através de sua dieta. Estes são os aminoácidos essenciais.

Quando se trata de escolher sua fonte de proteína, proteínas animais, como peixes, carnes e produtos lácteos são consideradas proteínas completas. Isso porque eles fornecem todos os aminoácidos essenciais. Fontes de proteína à base de plantas, como grãos, legumes e verduras, geralmente são incompletas. Isso porque eles não possuem um ou dois dos aminoácidos essenciais (embora haja algumas exceções como a quinoa).

Mas os vegans e os vegetarianos não precisam se preocupar em perder alguns dos aminoácidos essenciais. Você não precisa ingerir todos os aminoácidos essenciais de uma só vez. Contanto que você consuma proteínas complementares ao longo do dia, você ficará bem. E, como regra geral, tente incluir alguma forma de proteína em cada refeição do dia.

Para descobrir as principais fontes de proteína, e para obter um pouco mais de informações sobre como as proteínas e a saúde óssea estão ligadas, visite nossa página “Tudo que você precisa saber sobre a saúde das proteínas e dos ossos”.

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2) Ingestão Calórica:

Não há necessidade de aumentar drasticamente o consumo de calorias enquanto você está se recuperando de uma fratura.

De fato, manter a diretriz recomendada de 1.600 a 2.400 calorias por dia para mulheres adultas e de 2.000 a 3.000 calorias por dia para homens adultos ainda será suficiente. Contanto que você use sua ingestão de calorias sabiamente é!

Dependendo do osso que você fraturou, você pode ser incapaz de se exercitar o quanto você precisa. Por isso, torna-se ainda mais importante alimentar o seu corpo com uma nutrição ideal. Para ajudar seu corpo a se recuperar e permanecer forte, as calorias que você consome precisam ser alimentos ricos em nutrientes, em vez das calorias vazias em alimentos processados e refinados.

De fato, você precisa de 13 nutrientes em particular para manter os ossos fortes e saudáveis:

  • Cálcio
  • Magnésio
  • Boro
  • Cobre
  • Manganês
  • Silício
  • Níquel
  • Selênio
  • Estrôncio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Vanádio
  • Zinco

Mais um punhado de vitaminas também:

  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • Vitamina K2

Esses nutrientes se tornam ainda mais importantes durante o processo de cura de um osso quebrado também!

Para mais informações sobre a dieta ideal para a saúde óssea, visite nossa página “Dieta e Nutrição”.

Além disso, continue lendo para descobrir como obter TODOS esses nutrientes em um “superalimento” de construção óssea.

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3) Aumentar Antioxidantes:

Na fase 2 do processo de cicatrização óssea discutido acima, a inflamação foi a atividade chave. Inflamação causa estragos no corpo, atacando o sistema imunológico e levando a uma grande variedade de doenças de saúde, deixadas sem controle. Mas é aí que os antioxidantes são úteis. Particularmente vitaminas C e E.

Por causa de todos os radicais livres girando em torno do local da fratura, seus tecidos estão inchados com moléculas inflamatórias. Eles podem sobrecarregar suas reservas antioxidantes existentes. É por isso que consumir antioxidantes é crucial para combater esses radicais livres oxidantes.

Antioxidantes mantêm o efeito oxidante dos radicais livres sob controle e comprovadamente melhoram o tempo de cura da fratura em estudos com animais. Um estudo sobre o metabolismo do cálcio e o estresse oxidativo em fraturas ósseas mostra que os antioxidantes, como as vitaminas E e C, o licopeno e o ácido alfa-lipóico, podem ser úteis para a extinção de danos causados pelos radicais livres.

Vitamina C

A vitamina C tem sido estudada extensivamente por sua atividade antioxidante na cicatrização óssea. Um estudo publicado no “Journal of Bone and Joint Surgery” estudou o efeito da vitamina C na cicatrização de fraturas em ratos idosos. Os pesquisadores descobriram que a suplementação de vitamina C “melhorou a resistência mecânica do calo da fratura em ratos idosos”. Eles sugerem que esses resultados também podem ser espelhados na cura de fraturas em humanos idosos.

A vitamina C também é vital para a construção de colágeno – a proteína predominante na matriz óssea!

Principais fontes de vitamina C
  • Frutas cítricas como laranjas, tangerinas e limões
  • Morangos
  • Brócolis
  • Mamão

Atenção: Se você tomar um suplemento de vitamina C, certifique-se de não consumir mais de 500 mg de uma só vez. Seu corpo não pode processar mais de 500 mg por vez. 

Vitamina E

A vitamina E é altamente anti-inflamatória, o que, como já discutimos, é muito benéfico no processo de cicatrização de um osso quebrado.

Aqui está a coisa com vitamina E embora; os suplementos raramente fornecem o benefício total. Veja, suplementos de vitamina E fornecem apenas uma forma de vitamina E – alfa-tocoferol. Esta forma de vitamina E só vai ajudar você a se livrar de certos radicais livres, e pode realmente inibir sua capacidade de remover os outros.

Então você precisa fornecer alguma vitamina E através de sua dieta para receber toda a gama, incluindo gama tocoferol.

Principais fontes de vitamina E

A melhor fonte de vitamina E na dieta é nozes e sementes como:

  • Sementes de girassol
  • Amêndoas
  • Avelãs
  • Pinenuts
  • Amendoim

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4) Minimize medicação para dor:

Qualquer um que tenha quebrado um osso sabe que há uma certa quantidade de dor envolvida. Mas, embora seja tentador obter remédios contra a dor durante o processo de cura, você deve saber que eles podem estar fazendo mais mal do que bem.

Os analgésicos, conhecidos como anti-inflamatórios não esteroides (ou AINEs, abreviadamente) são vendidos sob muitos nomes de marcas. Mas, infelizmente, todos eles, exceto a aspirina, têm um preço caro para o alívio da dor a curto prazo. Os AINEs realmente aumentam o tempo necessário para o seu corpo resolver a inflamação. Isso significa que leva mais tempo para o seu osso quebrado se curar!

Além disso, pesquisas mostram que os AINEs podem reduzir a atividade dos osteoclastos. Isso pode parecer uma coisa boa inicialmente – lembre-se de que os osteoclastos reabsorvem seu osso antigo. Mas isso significa que você ficará com ossos mais velhos e fracos!

Se isso já não bastasse, o uso prolongado de AINEs também pode causar sangramento intestinal.

Assim, a evidência é clara, os AINEs interferem no processo de cicatrização de um osso quebrado e podem causar outros problemas de saúde. Mas isso não quer dizer que você deveria sofrer a dor de um osso quebrado sem alívio. Se você for usar analgésicos, use aspirina. A aspirina não interfere na resolução da inflamação. (É importante seguir as orientações de dosagem fornecidas no medicamento).

Falando de inflamação, você sabia que os ácidos graxos ômega 3, especialmente o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), combatem a inflamação em seu corpo? A mesma inflamação que causa perda óssea e pode atrasar o processo de cicatrização de uma fratura, se não for controlada!

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5) Suplementos saudáveis ao osso:

Na seção de ingestão calórica acima, mencionamos 13 minerais e três vitaminas que você precisa para ossos fortes e saudáveis. E especialmente para quando você está curando um osso quebrado.

Mas há uma pegadinha …

Agricultura convencional e práticas agrícolas tendem a se concentrar na quantidade acima da qualidade. Como resultado, nosso solo superficial está se tornando menos capaz de reter umidade e minerais, portanto nosso produto contém menos como resultado. Incluindo os minerais que seus ossos desejam!

Além disso, as práticas agrícolas convencionais usam pesticidas. Estes pesticidas deixam resíduos nocivos em produtos que podem prejudicar ainda mais os ossos. Então, quando puder, tente sempre comer produtos cultivados organicamente.

Mas para dar aos seus ossos a melhor chance de se curar completamente e permanecer forte depois disso, você deve considerar um suplemento de crescimento ósseo.

BIOMAC Cálcio Vegetal Marinho tem em sua composição minerais indispensáveis para o bom funcionamento do nosso corpo, dentre eles:

Cálcio

Muito embora o cálcio seja um mineral essencial para o nosso organismo, seu consumo é muito baixo, por isso há a necessidade de tomar regularmente esse mineral através de suplementos alimentares.

A maior função do cálcio no organismo está no desenvolvimento e saúde dos nossos ossos e dentes, mas essa não é a única, muito pelo contrário, ele é fundamental para, por exemplo, a coagulação sanguínea, o relaxamento e contração dos músculos, e manter o ph sanguíneo entre outros.

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O cálcio no BIOMAC Cálcio Vegetal Marinho é baseado em vegetais. Na verdade, é derivado de uma alga marinha chamada Lithothamnion superpositum (ou Algas Calcareas, como os locais a chamam) colhida nas costas da América do Sul. Na verdade, esse “super alimento” fornece os outros 12 minerais que seus ossos também precisam! E como os minerais são fornecidos por uma fonte vegetal, eles são pré-digeridos e facilmente absorvidos e usados ​​em seu corpo.

Magnésio

Um dos mais potentes agentes inflamatórios naturais conhecidos pela ciência.

Mantém a regularidade dos batimentos cardíacos e protege o coração do stress muscular, o que significa dizer que uma pessoa com deficiência de magnésio, provavelmente terá sérios problemas cardíacos.

O magnésio também atua na melhor absorção de outros nutrientes pelo organismo, é um grande aliado do cálcio para a formação e manutenção da estrutura óssea.

Ajuda ainda na digestão, no controle dos níveis de açúcar no sangue, no processo de perda de peso, na produção de colágeno e por fim, melhora a qualidade do sono.

Ferro

O Brasil é hoje, um dos países que tem maior deficiência de ferro em matéria de alimentação. Porém ele é essencial para o fortalecimento do nosso organismo, principalmente em crianças e idosos.

O ferro é responsável por transportar o oxigênio para as células, além de ajudar na contenção de infecções e diminuir o processo inflamatório, também está diretamente ligado a capacidade de aprendizado e coordenação motora.

Silício

Conhecido pelo seu alto poder de rejuvenescimento da pele, o silício tem várias outras funções no organismo, além de combater o envelhecimento da pele, combate também o envelhecimento dos músculos, além de fortalecer os mesmos, e reforçar o sistema imunológico.

Níquel

O níquel atua no nosso metabolismo, facilitando a absorção do ferro e de outros nutrientes, atua no crescimento, na produção de algumas enzimas pelo fígado, ou seja, o níquel é de muita importância para o funcionamento adequando de várias funções do organismo.

Esses são apenas alguns poucos minerais encontrados nas capsulas de BIOMAC Cálcio Vegetal Marinho, além de estarem bem resumidos, mas uma coisa é certa, não podemos nos dar ao luxo de ficar sem nenhum deles, e por isso é indispensável que se use o suplemento alimentar.

6) Fisioterapia:

A cicatrização óssea requer fluxo sanguíneo adequado e circulação para o local da fratura, que é melhorado através do exercício. Exercícios de amplitude de movimento, carga articular e exercícios específicos de tendão-delta devem ser usados para evitar o estresse no osso fraturado, enquanto acelera a cicatrização.

O que retarda a cicatrização óssea?

Assim como há ações amigáveis aos ossos que você pode tomar durante o processo de cura da fratura, também há fatores prejudiciais aos ossos.

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Fumar: Numerosos estudos mostraram que fumar tem um efeito negativo na cicatrização óssea, incluindo atraso na cicatrização e complicações.

Fumar também reduz o fluxo sanguíneo, que é uma das necessidades “amigáveis aos ossos” mencionadas acima.

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Comida Industrializada: Alimentos processados, com alto teor de açúcar e gordura ruim (como gordura trans) são debilitantes para o seu corpo. Naturalmente, isso também se aplica aos seus ossos. Sem alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e minerais, nutrindo seus ossos, você está colocando sua recuperação em uma enorme desvantagem.

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Álcool: O consumo de álcool é conhecido por ter efeitos prejudiciais no metabolismo ósseo e o estresse oxidativo do álcool parece desempenhar um papel crucial. Um estudo publicado no “Journal of Orthopaedic Trauma” mostrou que o consumo excessivo de álcool altera a qualidade da consolidação da fratura. Por outro lado, os antioxidantes foram capazes de reverter esse efeito,   razão pela qual os antioxidantes são cruciais durante o processo de cura da fratura, como mencionamos na seção acima.

certainMedicationsCertos medicamentos: Sabe-se que os imunossupressores são prejudiciais para o crescimento ósseo. Essas drogas são usadas para inibir o sistema imunológico, para combater doenças auto-imunes como lupus e artrite reumatóide (que fazem o seu próprio sistema imunológico atacar seu corpo). Esses medicamentos também são usados após o transplante, então seu corpo não rejeitará um novo órgão.

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Condições médicas: A doença vascular e o diabetes também podem interferir no processo de cura da fratura.

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Exercício (muito cedo): Sim, o exercício foi uma das atividades amigáveis aos ossos mencionadas acima. Mas só é benéfico quando o tempo passa e seus ossos conseguem lidar com o exercício. Você deve confirmar com seu médico quando for a hora, pois o cronograma de cura será diferente do da próxima pessoa. Você não se sentaria em uma cadeira que tivesse uma perna quebrada, sim?

Caminho da cura do osso

Seus ossos são tecidos vivos.

Eles são feitos de células vivas e têm seus próprios vasos sanguíneos, que os ajudam a crescer e se regenerar. Além disso, seus ossos são compostos de proteínas, vitaminas e minerais que desempenham papéis críticos na formação óssea, manutenção e no processo de cura da fratura.

Portanto, fraturar um osso pode ser assustador e deixar muitas dúvidas sobre a resistência e a densidade do osso, mas também pode ser uma oportunidade. Uma oportunidade para fazer dieta, nutrição e mudanças de estilo de vida que melhorarão o tempo de recuperação da fratura e a força total dos ossos daqui para frente. Para mais informações sobre os passos a tomar para melhorar a sua saúde óssea, visite a nossa página de tratamento da osteoporose.

Para ver como os outros estão recuperando sua densidade óssea, naturalmente, confira histórias reais de sucesso dos clientes do BIOMAC aqui.

Melhore sua saúde com BIOMAC

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